LESÕES NO JIU-JÍTSU - estudo com 78 atletas
LESÕES NO JIU-JÍTSU - estudo em 78 atletas
Apenas coloco o resumo e a conclusão do estudo de 2004, para ver o estudo na integra tem o link no final do artigo
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, para a conclusão do Curso de Graduação em Medicina
RESUMO
Objetivos: Verificar e descrever a freqüência, localização anatômica, severidade, ambiente de ocorrência e freqüência do diagnóstico médico das lesões que acometem praticantes de jiu-jítsu, assim como sua associação com o tempo de prática e a experiência do atleta.
Método: Setenta e oito atletas de academias filiadas à Liga Catarinense de Jiu-jítsu e Submission preencheram questionários abordando seus dados pessoais, aspectos do treinamento e características das lesões sofridas durante a prática do esporte nos últimos 2 anos. Foi considerada lesão, todo trauma responsável pela alteração do treinamento do atleta por período maior ou igual a uma semana.
Resultados: Dos 78 indivíduos, 50 (64,1%) reportaram pelo menos uma lesão no período estudado. O joelho foi o local anatômico mais acometido por lesões (27%), seguido do ombro (18%) e região lombar (10%). A maioria das lesões foi moderada ou severa, ocorrendo mais freqüentemente durante treinamento. O nível de experiência avançado dos praticantes esteve significativamente associado à ocorrência de lesões (p=0,0073). A maior parte dos atletas lesados procurou assistência médica. O tempo de prática de jiu-jítsu maior ou igual a 3 anos foi associado significativamente à ocorrência de lesões no atleta (p=0,0217).
Conclusões: As lesões no jiu-jítsu atingem a maioria dos atletas, ocorrem mais em praticantes de nível avançado, e nos que praticam o esporte há 3 anos ou mais. O joelho é o local mais freqüentemente acometido. As lesões são moderadas ou severas, acontecem mais em ambiente de treinamento, e a maioria é diagnosticada por médico
CONCLUSÕES DO ESTUDO
Ao estudar os resultados obtidos no trabalho, pôde-se construir um perfil das lesões ocorridas no praticante de jiu-jítsu. Assim, temos que:
1. A maior parte dos atletas que praticam jiu-jítsu apresenta lesão que os afasta por período maior ou igual a uma semana da prática do esporte.
2. O joelho é o local anatômico mais freqüentemente acometido por lesões,
seguido do ombro e da região lombar.
3. A maioria das lesões ocorridas no jiu-jítsu é moderada ou severa.
4. As lesões ocorrem mais freqüentemente durante o treinamento que em competição.
5. A maior parte das lesões é diagnosticada por profissional médico.
6. A prática de jiu-jítsu por período maior ou igual a 3 anos está associada à
maior ocorrência de lesões no atleta.
7. O nível de experiência avançado do praticante de jiu-jítsu está associado à
maior ocorrência de lesões.
Alguns graficos apresentados nos resultados do estudo
Fonte https://www.bibliomed.ccs.ufsc.br/CC0391.pdf
Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina 2004